Algumas considerações sobre a infância e as políticas de educação infantil
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre as políticas públicas voltadas para a educação infantil e sobre o lugar ocupado pelas crianças pequenas no sistema educacional, a partir de um quadro teórico que compreende a infância como uma categoria na estrutura social e, portanto, as crianças como atores sociais, sujeitos de direito que constroem culturas. Neste sentido, em primeiro lugar, discute os caminhos que tornam possível o novo paradigma da infância, para, em seguida, rever as políticas, referindo brevemente o desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais. Pretende discutir aspectos da (in)visibilidade da infância e questões concretas que impedem as crianças pequenas de exercerem seu pleno direito à educação infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v14n23/24p146-159
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.