A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações
Resumo
Trata-se da apresentação dos resultados de pesquisa documental e teórica sobre a introdução do empreendedorismo como componente curricular na educação brasileira. Constata-se que esse fato vem ocorrendo progressivamente no Brasil, na educação básica e no ensino superior, como tema transversal ao currículo, como formação complementar ou como disciplina obrigatória, em escolas públicas e privadas. Já há também iniciativas na esfera do legislativo federal no sentido de que o empreendedorismo se torne disciplina obrigatória do currículo na educação básica. O fundamento teórico do ensino de empreendedorismo nas escolas é a teoria do capital humano, que instrumentaliza e subordina os processos de formação humana aos interesses imediatos da acumulação, em nome do desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n26p77-94
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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