Perspectivas analíticas sobre docência na escola
Resumo
Diferentes perspectivas analíticas têm surgido em pesquisas acerca da docência na escola. A intenção, neste texto, é trazer dados de pesquisas, examinando a práxis, em busca da compreensão, contando com o auxílio de conceitos das ciências sociais. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, pesquisadores da área da Didática realizaram críticas ao tecnicismo, propondo sua superação. Entretanto, ainda há que examinar o que os docentes sofrem e fazem na esfera da socialização, deles próprios e dos estudantes, considerando-se a função social das escolas, pois é assim que penso, como outros, ocasionar essa superação, revelando os mecanismos sociais desenvolvidos, que vão bem além da mera técnica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n26p19-34
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.