Trabalho docente: desafios e perspectivas na relação professor-aluno no ensino médio

Laiana Thaise Jacinto, Márcia de Souza Hobold

Resumo


O ensino médio carece de pesquisas para subsidiar as análises e reflexões sobre o exercício docente nesta etapa, que requer uma nova performance para atender os jovens e adolescentes que, por meio da democratização do ensino, adentram os espaços escolares. Tendo em vista esta perspectiva, delineou-se esta pesquisa que teve como objetivo central conhecer o trabalho docente no ensino médio e quais suas implicações na relação pedagógica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista com cinco professores e sete estudantes do ensino médio em uma escola de ensino privado de Santa Catarina. Fundamentaram teoricamente os dados os seguintes autores: Tardif (2005), Fanfani (2000), Roldão (2006) e Facci (2009). Os resultados evidenciaram a relação de proximidade existente entre estudantes e professores, com ênfase para as características de respeito e afetividade. Os professores explicitaram satisfação no exercício do seu trabalho, sobretudo pela dinâmica institucional que é favorecedora de diálogo e incentivo para o desenvolvimento de diferentes atividades pedagógicas. Os dados coletados dos estudantes evidenciaram o valor atribuído ao diálogo professor-aluno, bem como a exigência de aulas dinâmicas que propiciem discussões e trabalhos em equipe. Mencionaram que esperam que os professores tenham o domínio dos conteúdos e uma boa didática a fim de alcançar uma transposição contextualizada dos conteúdos das disciplinas. Ficou evidente que  a cultura institucional está presente no trabalho docente e nas interações inerentes ao processo de escolarização. O trabalho coletivo e integrado, desenvolvido na instituição de ensino pesquisada, foi um forte indicador do clima favorável que permeia a relação professor-aluno do ensino médio. Essa é uma situação que precisa ser levada em consideração e utilizada como subsídio para que outros espaços escolares sejam mais acolhedores e dinâmicos no processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


: trabalho docente; ensino médio; relação professor-aluno

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v15n25p277-301

ISSN IMPRESSO: 1415-9902

ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043

      IRESIE

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.