Aprendizagem na EAD: contribuições e desafios
Resumo
O presente texto objetiva apresentar os desafios enfrentados na docência no Ensino Superior na modalidade a distância - EAD no que concerne ao uso pedagógico das tecnologias e sua exacerbação como sinônimo de práticas inovadoras e eficientes. A partir de revisão bibliográfica, busca posicionar a origem do discurso da valorização das tecnologias em sobreposição à prática docente, ou ainda desta, como fator exclusivo de sucesso. Apresenta alternativas tecnológicas pautadas na realidade e sobre a importância da formação docente voltada ao uso adequado das ferramentas. O texto apresenta dados coletados em pesquisa de caráter qualitativo realizada com alunos/as do IV período do curso de Pedagogia da modalidade EAD da Universidade Metodista de São Paulo, buscando compreender a importância da interação dos diferentes agentes envolvidos no sucesso da relação ensino-aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v16n1p151-169
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.