Prática educativa de professores de educação física no início da docência
Resumo
O estudo objetivou analisar o trabalho docente e os motivos que determinam a trajetória de professores de Educação Física na fase de entrada na carreira. Participaram da pesquisa 11 professores de Educação Física. Os dados foram coletados através de questionário, que apresenta as questões centrais: identificação do professor; formação inicial; formação continuada e satisfação profissional. Na análise dos dados constatamos a importância do saber experiencial, no qual os professores destacam que é na prática que irão aprender a ser docente. Os mesmos não conseguem ou sentem dificuldade de relacionar a teoria com a prática. Portanto, os estágios para a grande maioria dos professores iniciantes é de suma importância para se reconhecer enquanto professores, motivando ou desmotivando o acadêmico para exercer a profissão se mostrando assim uma excelente ferramenta para a construção da trajetória docente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v18n1p21-40
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.