Educação e escola na antropologia filosófica e política de Gramsci como estratégias para superar as desigualdades sociais
Resumo
Neste artigo, ancorados na teoria gramsciana, procuramos trazer nossa posição em relação aos direitos de cidadania no Brasil, país pertencente à periferia mundial, considerando que as experiências vividas por nosso povo, cujas conquistas legais nas áreas sociais não se têm concretizado na prática, como também as pesquisas na área de humanidades realizadas na América Latina, que discutem essas questões, não são reconhecidas por intelectuais do Primeiro Mundo, que as desconsideram.
Palavras-chave
antropologia política e filosófica, Gramsci, educação, transformação social, cidadania.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v16n2p165-177
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.