Planetário digital móvel: Concepções astronômicas dos professores do litoral norte paulista
Resumo
Este trabalho trata do levantamento de concepções astronômicas junto aos professores visitantes do Planetário Digital Móvel (PDM) da Universidade Cruzeiro do Sul, com o apoio do Centro Universitário Módulo e da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e Região. O objetivo é diagnosticar as concepções alternativas que os professores possuem sobre conceitos abordados na Educação Básica (EB), o qual integra uma pesquisa prévia do Programa de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Com base nas considerações sobre a importância da formação dos professores observadas nesta pesquisa prévia, realiza-se uma intervenção direta na formação dos professores de Ciências, Geografia e Física do litoral norte paulista que culminará numa tese de doutorado. Utiliza-se a ideia de concepções alternativas de Rodolfo Langhi e Roberto Nardi (2004), considerada de grande importância para a formação continuada na educação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v18n1p67-78
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.