Percursos de formação: experiências e trajetórias (RE) significadas nas histórias de vida de professoras no PARFOR
Resumo
Este artigo emerge de um Projeto de Pesquisa sobre a formação docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, financiado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. O estudo objetiva pensar sobre experiências e trajetórias vividas nos percursos de formação, de alunas no PARFOR/UERN, professoras em escolas do campo, as quais foram (re) significadas em suas histórias de vida. A pesquisa utilizou do método qualitativo e de histórias de vida impressas em 05 (cinco) documentos do total de 39 (trinta e nove), intitulados de “cartas da esperança”, das participantes da investigação. Como considerações do estudo, pontuamos experiências e trajetórias significativas em contextos institucionais da formação, mais especificamente, as vivências e estudos em componentes curriculares específicos da formação, a saber: Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, Didática, Psicologia da Educação, dentre outros; e experiências e trajetórias relacionais entre as alunas/professoras do campo que englobam a socialização de momentos de suas vidas pessoais e profissionais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v18n2p121-146
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.