A deficiência intelectual no ciclo de formação (Des)Humana
Resumo
Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal foi investigar a relação de três grupos de professores da cidade de Rondonópolis-MT com seus alunos com deficiência intelectual incluídos na rede regular de ensino do sistema público, presentes também na escola especial, a partir do discurso desses professores. A pesquisa usou uma abordagem qualitativa, que levantou questões subjetivas que perpassam as relações humanas dos participantes no estudo, como sua capacidade de pensamento, sentimentos, sentidos e imaginação. Para contextualizar o objeto de estudo, contemplaram-se as políticas públicas para a democratização da escola, como o ciclo de formação humana e a inclusão. Constatamos que as condições atuais de trabalho e a formação docente não são favoráveis a uma boa relação entre professor e aluno com deficiência intelectual. Verificou-se ainda um desconhecimento sobre essa deficiência por parte dos investigados, cuja formação não considerou o tema, levando-os a trabalhar com o risco do estigma e o rótulo desse aluno, para além de provocar sentimentos de angústia e frustração profissional.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v19n2p117-154
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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