PIBID/UMESP: um diferencial no acompanhamento das atividades realizadas nas escolas públicas parceiras
Resumo
Este artigo apresenta um breve histórico a respeito da implantação do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, a partir de agosto de 2012, com dados gerais, algumas reflexões e os procedimentos adotados para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas, nas escolas parceiras. Em 2015, contamos com o desenvolvimento de ações de sete subprojetos (Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Matemática, Pedagogia presencial e Pedagogia EAD), que se realizaram em 21 escolas públicas parceiras, pertencentes a três Secretarias de Educação (SME de São Bernardo do Campo, SME de Mauá e Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo/SEESP), envolvendo 315 bolsistas. Damos destaque a uma experiência iniciada em 2014 (e que se consolidou) relativa à organização de procedimentos efetivos para a realização do acompanhamento das atividades nas escolas parceiras – que está sendo feito por uma coordenadora de gestão e processos educacionais do PIBID/UMESP – e que vem primando pelas visitas regulares às 21 escolas que recebem os licenciandos bolsistas, semanalmente, para o desenvolvimento de diversas atividades, e que são acompanhados pelos supervisores (professores das escolas públicas) e pelos coordenadores de áreas dos sete subprojetos.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v19n2p193-214
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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