Apresentação
Resumo
Em 2010, a Pós-Graduação em Educação organizou para a revista Múltiplas Leituras (Vol. 3, Nº. 1, 2010), da Universidade Metodista de São Paulo, um Dossiê em que se chamava a atenção para a importância da temática da infância nas Ciências Sociais e no campo da Educação, entendida em seu sentido amplo. Nesse Dossiê, procurou-se abordar problemas e desafios que, naquele momento, acompanhavam as vivências educacionais de crianças brasileiras, por meio de estudos desenvolvidos por pesquisadores a partir de diversas abordagens e tratando de diferentes crianças. Muitas foram as reflexões apresentadas, todas elas na direção de se pensar, como escreveu Patrícia Prado, “na construção de uma Pedagogia da Educação Infantil que conheça quem são as crianças e o que elas estão reproduzindo e o que estão inovando para além das determinações etapistas e delimitações cronológicas impostas”, isto é, levando em conta as múltiplas infâncias existentes no país e os desafios a serem enfrentados.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v19n2p9-17
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.