Educação dialógica com os bebês: inspirações freirianas
Resumo
O artigo compartilha o trabalho realizado com os bebês em três creches municipais de São Bernardo do Campo, sendo ele vinculado ao subprojeto PIBID “Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: as crianças e a produção das culturas infantis”. Tendo os conceitos de “amorosidade” e “dialogicidade” em Paulo Freire como pressupostos, são proporcionadas várias atividades aos bebês, no intuito de instigar sua curiosidade, fantasia, imaginação e inventividade, potencializando as suas experiências. Como resultado, verifica-se a revisão de concepções de criança e infância marcadas por perspectivas biologizantes e psicologizantes; a ampliação de espaços instigantes, onde os bebês aprendem observando, tocando, cheirando, narrando suas descobertas por meio de suas múltiplas linguagens, o que tem exigido dos/as educadores/as se alfabetizarem nas mesmas, visando à construção de práticas dialógicas; e o reconhecimento da creche como ambiente de diálogo e espaço privilegiado de formação, onde o/a educador/a não apenas ensina, mas também aprende com as crianças pequenininhas.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v19n2p155-170
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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