Formação de professores a distância – Educação e tecnologia – Formação inicial e continuada
Resumo
O artigo foi organizado a partir do mapeamento sobre a produção teórica em torno do tema educação e tecnologia (período de 1996 a 2007) e propõe-se aprofundar discussões sobre a formação inicial e continuada de professores a distância. Para tanto, foram selecionados para análise 21 trabalhos, entre teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP (2003-2006), além de artigos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) (2005-2007) e nas reuniões anuais da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) (2002 e 2004). Outra base de dados foi o levantamento por meio do descritor "formação de professores a distância" utilizando os buscadores Google e AltaVista. Considerando o corpus assim constituído, o artigo apresenta reflexões sobre processos de formação de professores na modalidade a distância e, considerando os trabalhos analisados, repensa caminhos de investigação. A questão norteadora: A familiarização dos professores com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) impacta a modalidade de formação de professores a distância? Em que medida?
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v12n19p52-79
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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