Conteúdos de aprendizagem na educação on-line: inspirar-se no hipertexto
Resumo
Na educação on-line o material didático na tela do computador assume um papel importante no processo ensino-aprendizagem. Ele precisa contemplar uma dinâmica que permita autoria e colaboração. Em ambientes virtuais de aprendizagem interativos, onde os sujeitos (alunos-professor-alunos) do processo se comunicam em dinâmica todos-todos, via interfaces de comunicação (chats, fóruns, listas, entre outros), é necessário realizar um desenho didático que, além de apresentar o conteúdo ao aluno de forma clara e objetiva, possibilite ao aluno aprender. É importante que o texto oriente seu processo de produção do conhecimento, mas não de forma linear ou arborescente. Para tanto, é necessário atentar para a lógica do hipertexto. Este artigo chama a atenção para a natureza hipertextual dos suportes tecnológicos digitais e mostra como suas disposições comunicacionais podem ser utilizadas para potencializar a aprendizagem na educação on-line. Trata das vantagens da conectividade própria do computador on-line para a construção de conteúdos de aprendizagem, mais especificamente da potencialidade do hipertexto on-line para a educação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v12n19p124-142
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.