Diário de pesquisa virtual: uma experiência formativa on-line
Resumo
O presente texto propõe uma discussão a respeito da importância do uso do Diário de Pesquisa Virtual como estratégia na formação do sujeito e de pesquisadores em educação, sobre sua importância no desenvolvimento de conceitos e na aprendizagem necessária à utilização das tecnologias de informação e comunicação numa perspectiva multirreferencial e implicada. A partir da experiência empírica com o uso do Diário de Pesquisa Virtual no mestrado em educação da Umesp, identificamo-lo como importante alicerce na tarefa de sistematização das informações; no exercício da escrita; no esforço de reescrever e repensar ideias e posições; na árdua aprendizagem de relacionar questões do sujeito numa dimensão subjetiva de autorização, criação e autonomia a esferas macrossociais como estruturas de poder, relações geopolíticas, luta de classe e globalização.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v12n19p160-178
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.