A Perspectiva ético-estética da educação: uma proposta de educação do olhar para a emancipação e a autonomia
Resumo
O trabalho se sustenta a partir de estudos sobre uma educação ético-estética, por meio de investigações teóricas, que tratam da formação do olhar como processo de novas descobertas e propostas de visão de mundo e da sociedade, através da interpretação sugerida pela arte-educação. O principal referencial para a pesquisa foram as obras de Theodor Adorno, bem como estudos sobre os seus escritos. A intenção da pesquisa, de caráter qualitativo-bibliográfico e revisão de literatura, é provocar discussões acerca da formação universitária e da relação professor-aluno – que deveria indicar nova orientação do olhar, a partir da beleza proporcionada no ambiente de sala de aula, para a beleza do mundo [espaço por excelência onde acontece a educação integral do homem]. O que conduz, ainda, ao entendimento de que a experiência estética pode promover o surgimento de sujeitos emancipados e autônomos – capazes de interpretar o mundo e a vida, experienciados pela arte, educação e a beleza no e do mundo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v20n2p107-123
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.