Educação & Linguagem

Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).


 


 

 


Imagem para capa da revista

Revista Educação & Linguagem - UMESP

2º semestre 2021


A Revista Educação & Linguagem, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, lança a chamada de artigos para o Dossiê temático “Cem anos de Paulo Freire e Edgar Morin”. Os trabalhos poderão ser submetidos pelo site da revista até o dia 27 de julho de 2021.

Nessa edição comemorativa, reverenciamos esses pensadores reconhecidos internacionalmente pela grandeza de sua obra. Contemporâneos, um brasileiro de 18 de setembro, outro francês de 08 de julho de 1921, atravessaram o século XX, marcado por conquistas, descobertas, inovações, guerras, crises. Participaram do universo socioeconômico, político e cultural de seu tempo, interferindo e acreditando na Educação como brecha e caminho de transformação da realidade.

Ambos partem da ideia de Educação como ferramenta para toda a vida, do inacabamento do humano que, se educa e se cultiva a partir da conscientização, da boniteza e da amorosidade. Entendem que politização do pensamento, resistência e ação são perspectivas necessárias para a emancipação e o bem-viver.

É oportuno aproximar as ideias de Freire e Morin nesse momento histórico, ressaltando sua relevante contribuição e o compromisso com uma sociedade mais solidária, fraterna e com justiça social. Em tempos de lamentos e incertezas nesse triste cenário social e político, encontraremos nesses dois autores, guarida, inspiração e fundamentos teóricos que nos permitam construir outra história, consolidando o caminho para um mundo ético e humanizado, com espaço para sonhos e utopia.

Fortalecidos nessa esperança que nos mobiliza e nos alegra, lançamos o convite para trilharmos juntos esse caminho.  


Normas: ABNT 

Organizadoras:

Elizabete Ferreira Esteves Campos

Izabel Cristina Petraglia

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 23, n. 2 (2020): Educação & Linguagem, jul.-dez.

Sumário

Dossiê: Paulo Freire: Presença no Mundo e com o Mundo

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Marcelo Furlin
PDF
1-3
Débora Barbosa Agra Junker
PDF
5-21
Crislei de Oliveira Custódio
PDF
23-46
Robson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araújo Nascimento
PDF
47-74
Geraldo Mateus de Sá, Aldimar Jacinto Duarte
PDF
75-92
Allan Diêgo Rodrigues Figueiredo, André Gustavo Ferreira da Silva
PDF
93-118
Bruna Sola da Silva Ramos, Magda Aparecida Lombardi Ferreira, Lucas Rocha de Brito Rodrigues
PDF
119-140
Fernando Soares Machado, Elisa Antônia Ribeiro, Geraldo Gonçalves de Lima
PDF
141-162
Erivania Melo de Morais, Irene Alves de Paiva
PDF
163-180
Agleide Vicente, Marta Silva
PDF
181-202
Luiz Gustavo Bonatto Rufino
PDF
203-223
Ketilin Mayra Pedro, Clarissa Maria Marques Ogeda, Fernanda Delai Lucas Adurens
PDF
225-247
Elisabete Ferreira, Helena Resende
PDF
249-267

Entrevista

Juliano Peroza
PDF
269-298