Estudos de Religião

Estudos de Religião é uma publicação quadrimestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Circulando desde 1985, ela tem por objetivo divulgar artigos científicos, relatos e resenhas sobre o fenômeno religioso, contemplando temas ligados a áreas inter-disciplinares como: Linguagens da religião e Religião, Sociedade e Cultura.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).

 

 


Imagem para capa da revista

CHAMADA PARA O DOSSIÊ DO NÚMERO DE DEZEMBRO DE 2016

ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAUL TILLICH

 

Falecido há cinquenta anos, o teólogo germano-americano Paul Tillich é considerado por muitos como o maior teólogo protestante do século XX. Dialogou com os maiores nomes da filosofia, da teologia e das ciências humanas do seu tempo. Podemos mencionar Ernst Troeltsch, Max Scheler, Martin Buber, Karl Barth, Mircea Eliade, Carl Rogers, Erich Fromm, Rollo May, Max Horkheimer, Theodor Adorno e até Einstein.Influenciou gerações de teólogos, entre os quais podemos citar David Tracy, Mark Taylor e Mary Daly. Até hoje, Paul Tillich é adotado como interlocutor por pesquisadores do mundo inteiro, mesmo se for para critica-lo.

Estamos pedindo artigos que ressaltem a pertinência do pensamento de Paul Tillich e sua contribuição aos debates contemporâneos em filosofia, teologia, história das religiões e outras disciplinas. Os textos podem contemplar os principais temas teológicos e filosóficos, como por exemplo, a filosofia da religião, a natureza do método teológico, a epistemologia, a hermenêutica, a ontologia, a ética, o ecumenismo, o diálogo inter-religioso e a análise religiosa da cultura, nos campos da política, da economia, da ciência, da questão de gênero, da arte e da literatura, entre outros. As contribuições podem ser dedicadas exclusivamente ao pensamento de Tillich ou estabelecer um diálogo entre ele e outros autores relevantes nos diferentes domínios.

Os artigos em francês, inglês, espanhol ou português deverão ser submetidos até o dia 15 de setembro de 2016.

 

CALL FOR PAPERS TO THE DOSSIER OF  DECEMBER 2016

ACTUALITY OF PAUL TILLICH’S THINKING

 

The German-American theologian Paul Tillich, who died fifty years ago, is considered by many as the greatest 20TH-century Protestant theologian. He Interacted with the greatest names of philosophy, theology and human sciences of his time. We can mention Ernst Troeltsch, Max Scheler, Martin Buber, Karl Jaspers, Karl Barth, Mircea Eliade, Erich Fromm, Carl Rogers, Rollo May, Max Horkheimer, Theodor Adorno and even Einstein. He influenced generations of theologians, among which we can mention David Tracy, Mark Taylor and Mary Daly. To this day, Paul Tillich is adopted as an interlocutor for researchers from all over the world, even if it is to criticize him.

We are asking for articles that underscore the relevance of the thought of Paul Tillich and his contribution to contemporary debates in philosophy, theology, history of religions and other disciplines. The texts can admire the main theological and philosophical themes such as philosophy of religion, the nature of theological method, epistemology, hermeneutics, ontology, ethics, ecumenism, inter-religious dialogue and religious analysis of culture, in the fields of politics, economy, science, gender, art and literature, among others. The contributions can be dedicated exclusively to Tillich's thought or establish a dialogue between him and other relevant authors in different domains.  Articles in French, English, Spanish or Portuguese must be submitted until September 15, 2016.

 

L’ACTUALITÉ DE LA PENSÉE DE PAUL TILLICH

 

Le théologien germano-américain Paul Tillich, décédé il y a cinquante ans, est considéré par beaucoup comme le plus grand théologien protestant du Xxè siècle. Il a dialogué avec les plus grands noms de la philosophie, de la théologie et des sciences humaines de son temps. Nous pouvons mentionner Ernst Troeltsch, Max Scheler, Martin Buber, Karl Jaspers, Karl Barth, Mircea Eliade, Erich Fromm, Carl Rogers, Rollo May, Max Horkheimer, Theodor Adorno et même Einstein. Il a influencé des générations de théologiens, parmi lesquels nous pouvons citer David Tracy, Mark Taylor et Mary Daly. Jusqu’à ce jour, des chercheurs du monde entier l’élisent comme interlocuteur, même si c’est pour le critiquer.

Nous demandons des articles que soulignent la pertinence de la pensée de Paul Tillich et sa contribution aux débats contemporains en philosophie, théologie, histoire des religions et autres disciplines. Les textes peuvent traiter des principaux thèmes théologiques et philosophiques, comme par exemple, la philosophie de la religion, la nature de la méthode théologique, l’épistémologie, l’herméneutique, l’ontologie, l’éthique, l’oecumenisme, le dialogue inter-religieux et l’analyse religieuse de la culture, dans les domaines de la politique, de l’économie, de la science, de la question de genre, de l’art et de la littérature, entre autres. Les contributions peuvent être consacrées exclusivement à la pensée de Tillich ou instaurer un dialogue entre elle et celle d’autres auteurs significatifs dans les différents domaines.

 

Les articles en français, anglais, espanhol ou portugais doivent être envoyés avant le 15 septembre de 2016.

 

CALL FOR PAPERS TO THE DOSSIER OF  DECEMBER 2016

ACTUALITY OF PAUL TILLICH’S THINKING

The German-American theologian Paul Tillich, who died fifty years ago, is considered by many as the greatest 20TH-century Protestant theologian. He Interacted with the greatest names of philosophy, theology and human sciences of his time. We can mention Ernst Troeltsch, Max Scheler, Martin Buber, Karl Jaspers, Karl Barth, Mircea Eliade, Erich Fromm, Carl Rogers, Rollo May, Max Horkheimer, Theodor Adorno and even Einstein. He influenced generations of theologians, among which we can mention David Tracy, Mark Taylor and Mary Daly. To this day, Paul Tillich is adopted as an interlocutor for researchers from all over the world, even if it is to criticize him.

We are asking for articles that underscore the relevance of the thought of Paul Tillich and his contribution to contemporary debates in philosophy, theology, history of religions and other disciplines. The texts can admire the main theological and philosophical themes such as philosophy of religion, the nature of theological method, epistemology, hermeneutics, ontology, ethics, ecumenism, inter-religious dialogue and religious analysis of culture, in the fields of politics, economy, science, gender, art and literature, among others. The contributions can be dedicated exclusively to Tillich's thought or establish a dialogue between him and other relevant authors in different domains.  Articles in French, English, Spanish or Portuguese must be submitted until September 15, 2016.

 

L’ACTUALITÉ DE LA PENSÉE DE PAUL TILLICH

 

Le théologien germano-américain Paul Tillich, décédé il y a cinquante ans, est considéré par beaucoup comme le plus grand théologien protestant du Xxè siècle. Il a dialogué avec les plus grands noms de la philosophie, de la théologie et des sciences humaines de son temps. Nous pouvons mentionner Ernst Troeltsch, Max Scheler, Martin Buber, Karl Jaspers, Karl Barth, Mircea Eliade, Erich Fromm, Carl Rogers, Rollo May, Max Horkheimer, Theodor Adorno et même Einstein. Il a influencé des générations de théologiens, parmi lesquels nous pouvons citer David Tracy, Mark Taylor et Mary Daly. Jusqu’à ce jour, des chercheurs du monde entier l’élisent comme interlocuteur, même si c’est pour le critiquer.

Nous demandons des articles que soulignent la pertinence de la pensée de Paul Tillich et sa contribution aux débats contemporains en philosophie, théologie, histoire des religions et autres disciplines. Les textes peuvent traiter des principaux thèmes théologiques et philosophiques, comme par exemple, la philosophie de la religion, la nature de la méthode théologique, l’épistémologie, l’herméneutique, l’ontologie, l’éthique, l’oecumenisme, le dialogue inter-religieux et l’analyse religieuse de la culture, dans les domaines de la politique, de l’économie, de la science, de la question de genre, de l’art et de la littérature, entre autres. Les contributions peuvent être consacrées exclusivement à la pensée de Tillich ou instaurer un dialogue entre elle et celle d’autres auteurs significatifs dans les différents domaines.

Les articles en français, anglais, espanhol ou portugais doivent être envoyés avant le 15 septembre de 2016.

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ DO SEGUNDO NÚMERO DE 2017

Chamada para o dossiê

A poética da religião em Rubem Alves

Coordenadores:

Claudio Carvalhaes (Union Theological Seminary – New York)

Paulo Augusto de S. Nogueira (PPG - Ciências da Religião – UMESP)

 

Rubem Alves (1933 – 2014) é conhecido nos círculos teológicos e dos estudos de religião internacionais como um dos precursores ou fundadores da Teologia da Libertação. Suas obras Theology of Human Hope e Tomorrow’s Child fundamentam esse reconhecimento. Sua produção acadêmica também cobriu áreas como a sociologia da religião (Protestantismo e Repressão), a epistemologia (Filosofia da Ciência), além de escritos de cunho teológico (O Enigma da Religião, entre outros).  Em suas últimas décadas de vida, no entanto, Rubem Alves se afastou cada vez mais dos gêneros especificamente acadêmicos, dos temas epistemologicamente ligados à Teologia e às Ciências da Religião, apresentando-se como educador, psicanalista, poeta e escritor. Entre seus gêneros literários desse período predominam meditações, crônicas, memórias, estórias infantis e, em meio a citações de seus acadêmicos preferidos, passaram a frequentar seus textos, cada vez mais, os poetas, como Fernando Pessoa, Adélia Prado, Cecília Meirelles, Manoel de Barros, T. S. Eliot, entre outros). Esse último Rubem Alves, devido à recusa dos formatos acadêmicos, ainda que lido pelo grande público, não foi suficientemente reconhecido e muito menos pesquisado como pensador da religião e das suas linguagens, atribuindo-se a essa fase um caráter mais pedagógico-educacional. Esse dossiê se propõe a explorar o pensamento de Rubem Alves em sua última produção, nesses gêneros literários não acadêmicos, voltados ao grande público, que, no entanto, nos parecem lançar novos temas, recorrentes e articulados em torno dos quais pensar a poética da religião. Religião aqui é pensada como jogos de memória, de imagem, e de imaginação, conduzida por complexos de metáforas, pelas reverberações do corpo, e em torno da cultura brasileira refletida numa mítica Minas Gerais da infância, entre outros temas.

Os organizadores desse dossiê convidam assim pesquisadores das Ciências da Religião, da Teologia, dos estudos literários e de outros campos acadêmicos afins a submeter artigos que explorem o fascinante universo de um dos mais importantes pensadores do protestantismo brasileiro contemporâneo. O prazo para entrega dos artigos aos organizadores é fevereiro de 2017.

 

Call for Issue: The poetics of religion in Rubem Alves

Coordinators:

Claudio Carvalhaes (Union Theological Seminary - New York)

Paulo Augusto S. Nogueira (PPG - Religious Studies - UMESP)

 

 

Rubem Alves (1933 - 2014) is known in many international theological and religious circles as one of the forerunners and founders of liberation theology. His books Theology of Human Hope and Tomorrow's Child are solid ground for this recognition. His academic production also covered different areas such as sociology of religion (Protestantism and Repression), epistemology (Philosophy of Science), and the writings of theological nature (The Enigma of Religion, among others). In the last decade of his life, however, Rubem Alves turned away from specific academic genres, themes epistemologically linked to theology and religious studies and presented himself as an educator, psychoanalyst, poet and writer. Among his new literary genres during that period were meditations, essays, memoirs, children's stories. Moreover, quotes of his favorite thinkers began to appear in his texts, mostly poets, such as Fernando Pessoa, Adelia Prado, Cecilia Meirelles, Manoel de Barros, TS Eliot, among others). This latter Rubem Alves, who refused academic formats, became famous and was read by a large general public has not been sufficiently recognized and much less researched as a thinker of religion in its own language, a language clearly marked by a pedagogical and educational character. This issue of the Journal Estudos de Religião aims to explore the thought of Rubem Alves in his last production, around his non-academic literary genres aimed at the general public. This body of work surely gives us new themes, recurring and articulated ones, around which we can think the poetics of religion. Religion here is thought of as memory games, images and imagination, it is driven by complex metaphors, the reverberations of the body, and several issues around the Brazilian culture that is reflected on his mythical Minas Gerais, the place where he was born and spent his childhood.

The organizers of this issue invite researchers from religious studies, theology, literary studies and other related academic fields to submit papers that explore the fascinating world of one of the most important thinkers of contemporary Brazilian Protestantism. The deadline for submission of articles to the organizers is February 2017.

 

 

TERCEIRO NÚMERO DE 2017

Chamada para o dossiê OS “SEM RELIGIÃO”  NA MODERNIDADE CONTEMPORÂNEA

Coordenadores do dossiê:

Profa. Dra. Véronique Lecaros de Cossio (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/Lima e Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de São Paulo)

Desde as últimas décadas do século XX temos a disposição suficientes evidências empíricas (pesquisas de opinião e dados censitários, entre outros) que demonstram o aumento de pessoas que declaram não ter religião. Alguns se identificam como ateus ou agnósticos, outros afirmam crer de alguma forma em deus ou alguma força espiritual. Constata-se esse fenômeno, de maneira diversa, em países da América Latina, da América do Norte e da Europa. Estas alternativas, crer ou não crer em algum ser (força) espiritual, assim como pertencer ou não a uma comunidade religiosa, são parte constitutiva da modernidade contemporânea. A compreensão desses fatos é ainda insuficiente e desafia os marcos teóricos, regra geral, pensados para compreender tipos de crenças e pertenças. Este dossiê propõe abordar essa questão em diversas perspectivas, tais como as seguintes: análises comparativas de dados sobre diversos países ou regiões; relação entre a ausência de crença e de pertença e as condições sociais e econômicas; quem são os sem religião, os ateus, os agnósticos?; em que creem os sem religião?;  garantia dos direitos cidadãos nas sociedades latino-americanas com forte proselitismo de grupos e igrejas cristãs; o marco jurídico (laicidade) que garante a liberdade de crença e não crença; coerência, limites e tensões entre a laicidade e a liberdade religiosa e não religiosa; avaliação dos limites das teorias clássicas do estudo da religião, incluindo o longo e atual debate sobre (des/pos)secularização para pensar os “sem religião”; desafios ou questões que o fenômeno dos “sem religião” propõe às religiões institucionalizadas; toleram as religiões os “sem religião”, cabem os “sem religião” na laicidade republicana pensada para inícios do século XX?; etc. Convida-se aos pesquisadores e pesquisadoras interessados/as a encaminhar seus artigos sobre o tema.

A data limite para envio dos textos é 15 de setembro de 2017.

 

Convocatoria para el dosier LOS “SIN RELIGIÓN” EN LA MODERNIDAD CONTEMPORANEA

Coordinadores del dosier:

Profa. Dra. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/Lima y Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidad Metodista de São Paulo)

Desde las últimas décadas del siglo XX tenemos a disposición suficientes evidencias empíricas (encuestas de opinión y datos de los censos, entre otros) que demuestran el aumento de personas que declaran no tener religión. Algunos se identifican como ateos o agnósticos, otros afirman creer de alguna manera en Dios o en una fuerza espiritual. Se constata ese fenómeno, de manera diversa, en países de América Latina, de América del Norte y de Europa. Estas alternativas, creer o no creer en algún tipo de Ser (fuerza) espiritual, así como pertenecer o no pertenecer a una comunidad religiosa, son parte constitutiva de la modernidad contemporánea. La comprensión de estos hechos es aún insuficiente e desafía los marcos teóricos, por regla general, pensados para conceptualizar tipos de creencias y tipos de pertenencias. Este dosier propone abordar esa cuestión en diversas perspectivas, tales como las siguientes: análisis comparativos de datos sobre varios países o regiones; relación entre la  ausencia de creencia y de pertenencia y las condiciones sociales y económicas; quiénes son los “sin religión”, los ateos y los agnósticos; en qué creen los sin religión; garantía de los derechos ciudadanos en las sociedades latino-americanas con fuerte proselitismo de grupos e iglesias cristianas; el marco jurídico (laicidad) que garantice la libertad de creer y no creer; coherencia, límites y tensiones entre laicidad y libertad religiosa y no religiosa; evaluación de los límites de las teorías clásicas del estudio de la religión, incluyendo el largo y actualizado debate sobre (des/post)secularización para comprender el fenómeno de los “sin religión”; desafíos o cuestiones que el fenómeno de los “sin religión” propone a las religiones institucionalizadas; toleran las religiones a los “sin religión”, caben los “sin religión” en la laicidad republicana pensada para inicios del siglo XX?; etc. Se invita a los investigadores e investigadoras interesados/as a enviar sus artículos sobre el tema.

La fecha límite para enviar los textos es 15 de setiembre de 2017.

Call for papers for the dossier: The "no religion" in contemporary modernity

Coordinators:

Prof. Dr. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya and Pontificia Universidad Católica del Perú)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de Sãao Paulo)

Since the last decades of the 20th century, various empirical proofs (opinion polls, census information, etc.) have shown a steady growth of people who claim to not have any religion. Some self-identify as atheists or agnostics, while others pretend to believe in some way in God or in a spiritual force. The manifestation of this phenomenon is not the same in countries of Latin America, North America and Europe. These alternatives, to believe or not believe in some type of spiritual Being (Force), as well as to belong or not belong to a religious community, are fundamental features of contemporary modernity. Efforts to interpret these trends are still insufficient, and represent a challenge for conceptual frameworks designed mainly to analyze beliefs and belongings. This dossier aims to address the topic from different perspectives, among them: a comparative analysis of data from various countries and regions; the relationship between the lack of beliefs and belonging on the one hand, and the social and economical conditions on the other; who are the people with "no religion", the Atheists and the Agnostics? What are the beliefs of the people with "no religion"; how are citizens rights of people with "no religion" protected in societies where Christian groups and churches develop a high level of proselytism?; the juridical framework (“laïcité”) to guarantee the freedom to believe or not; the coherence, limits and tensions between “laïcité” and religious (and not religious) freedom; an evaluation of the limits of the classical theories on religious studies (among them the long and still ongoing debate on de/post- secularization) to understand the phenomenon of the "no religion"; and the challenges and questions that the phenomenon of “no religion” poses for institutionalized religions by the phenomenon of "no religion". Finally, it also seeks to address questions such as: Do religions tolerate the "no religion"? Is there room for the "no religion" in the republican “laïcité” worked out at the beginning of the XXth century?

We are pleased to invite researchers interested in the topic to send an article by the 15th of September 2017

 

 

Appel à manuscrits pour le dossier: Les "sans religion" dans la modernité contemporaine.

Coordinateurs:

Prof. Dr. Véronique Lecaros (Universidad Antonio Ruiz de Montoya/ Lima et Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima)

Prof. Dr. Paulo Barrera Rivera (Universidade Metodista de Sao Paulo)

Depuis la fin du XXème siècle, de nombreuses données empiriques (enquêtes d'opinion, apports des recensements, entre autres) confirment la croissance du nombre de personnes qui affirment ne pas avoir de religion. Certains s'identifient comme athées ou agnostiques, d'autres en revanche disent croire d'une certaine manière en Dieu ou en une force spirituel. Ce phénomène se présente de manière différente selon les régions, en Amérique latine, en Amérique du Nord et en Europe. Ces alternatives, croire ou ne pas croire en quelque Être (ou force) spirituel, appartenir ou ne pas appartenir à une communauté religieuse, correspondent à des caractéristiques propres à la modernité contemporaine. L'interprétation de ces situations est encore lacunaire et représente un grand défi pour les cadres théoriques conçus en général pour conceptualiser les types de croyances et les types d'appartenance. Ce dossier propose d'aborder le sujet à partir de diverses perspectives: analyse comparative des données provenant de plusieurs pays ou régions; relation entre l'absence de croyance et d'appartenance et les conditions sociales et économiques; qui sont les "sans religion", les athées et les agnostiques ? Quelles sont les croyances des "sans religion" ? Garantie des droits des citoyens dans les sociétés latino-américaines où les groupes et Églises chrétiennes développent un prosélytisme agressif; le cadre juridique (laïcité) garantissant la liberté de croire ou de ne pas croire? cohérence, limites et tensions entre laïcité et liberté religieuse et non religieuse; évaluation des limites des théories classiques de l'étude de la religion (incluant le long débat toujours d'actualité sur la (dé/post) sécularisation) pour comprendre le phénomène des "sans religion"; défis ou questions que représente le phénomène pour les religions institutionnalisées; est ce que celles-ci tolèrent les "sans religion"?, est ce que les sans religion parviennent à se situer dans la laïcité républicaine qui s'est élaborée au début du XXème siècle?

Les chercheurs intéressés sont invités à envoyer leurs articles sur le sujet.

La date limite pour l'envoi des textes est le 15 septembre 2017.

 

PRIMEIRO NÚMERO DE 2018

 

DOSSIÊ: AS RELIGIÕES E O DESENVOLVIMENTO DE SOCIEDADES AFRICANAS: EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS E PERSPECTIVAS

Jerry Pillay, Universidade de Pretório, África do Sul

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo

 

As religiões ocupam um papel vital nas sociedades africanas. Porém, como elas descrevem seu sonho do futuro? Como elas projetam e entendem o futuro desenvolvimento de sociedades? Como elas se referem a relação entre etnicidade, gênero, religião e o desenvolvimento da sociedade? Como elas contribuem para e interagem com modelos africanos e não ocidentais da cultura e da organização social? Como elas compreendem o papel de uma outra religião distinta da minha em uma determinada sociedade? 

Edição: 2ª edição 2018 (maio - agosto)

Data limite para o envio de textos: fim de março 2018. 

 

 

DOSSIER: RELIGIONS AND THE DEVELOPMENT OF AFRICAN SOCIETIES: EXPERIENCES, LEARNINGS, AND PERSPECTIVES

 Jerry Pillay, Universidade de Pretório, África do Sul

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo

 

Religions play a vital role in African societies. However, how do they describe their dream of the future? How do they project and understand the future development of African societies? How do they address questions of ethnicity, gender, religion and the development of society? How do they contribute to and interact with African and not occidental models of culture and social organization? How do they understand and practice their religion in society? How do they understand the role of others religions in society? 

Edition: 2nd Editon 2018 (May - August).

Submission of texts: until March 2018.

 

 

 



DOSSIÊ “RELIGIÃO E OS MARGINALIZADOS NA ÁSIA” (RELIGION AND MARGINALIZED PEOPLE IN ASIA)

 

Editores responsáveis:

Dr. Jung Mo Sung (UMESP)

Dr. Jin-kwan Kwon (Sungkonghoe University, Seoul, Korea)

 

Prazo para submissão de textos: 10 de setembro de 2018

 

 

Ementa:

 

A Ásia é um continente marcado por uma multiplicidade de religiões (as tradicionais e as novas originárias do continente, e as religiões levadas por “missionários”) e essas têm sido objeto de estudo sob diversas perspectivas. Este dossiê tem como o foco central a relação entre as religiões da/na Ásia com povos e grupos marginalizados, seja no uso ou papel da religião como instrumento de dominação colonial ou interna, seja como forma ou instrumento de resistência e lutas de libertação. O enfoque central não está na apresentação ou estudo de uma religião ou movimento religioso específico, mas na relação entre movimentos e instituições religiosas, teologias ou figuras significativas das tradições religiosas e os processos sociais de dominação ou de resistência/libertação.

 

 

Summary:

 

Asia is a continent characterized by a multiplicity of religions (traditional and new ones originates in the continent, and religions brought by "missionaries") and these have been studied from different perspectives. This dossier has as the central theme the relationship between religions with marginalized groups and people in Asia, whether in use or role of religion as an instrument for colonial or internal domination, either as a means for resistance and liberation struggles. The central focus is not on presentation or study of a specific religion or religious movement, but in the relationship between religious movements/institutions, theologies or significant figures of religious traditions, and social processes of domination or resistance/liberation.

 

 

 

 

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v. 30, n. 2 (2016): Estudos de Religião - maio-ago.

Dossiê: 500 anos da Reforma

Sumário

Número especial sobre 500 anos de Reforma Protestante

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Breno Martins Campos
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Marion Brepohl
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171-194
Helmut Renders
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Helmut Renders
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