A enunciação na semiótica visual, especialmente na pintura religiosa.

Etienne Alfred Higuet

Resumo


O presente artigo pretende mostrar como a teoria semiótica da interpretação de textos nos permite acessar à leitura de textos religiosos visuais e ao conhecimento que eles contêm e pretendem transmitir. A semiologia das imagens estuda as imagens como textos ou discursos e, no caso das imagens religiosas, como textos que remetem a outro texto, isto é, à religião como sistema de comunicação e elaboração de mensagens. Em consequência, as teorias da enunciação elaboradas em função dos textos linguísticos devem poder ser transpostas para a semiótica visual. Podemos encontrar nas imagens um correspondente analógico da enunciação linguística: a enunciação visual. Serão analisadas as modalidades pessoal, temporal e espacial da enunciação enunciada, com exemplos tirados da pintura religiosa ocidental.


Palavras-chave


semiótica visual, enunciação enunciada, reflexividade, sujeito, tempo, espaço.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v35n2p9-35

 

            

       

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