Pentecostalismo brasileiro clássico e secularização
Resumo
Nosso ensaio é constituído de três partes. Na primeira, conceituamos o pentecostalismo brasileiro clássico a partir de dados do Censo 2000 e de estudos históricos, demonstrando que a ênfase dos cientistas da religião e da mídia no neopentecostalismo, em detrimento do pentecostalismo clássico, é inversamente proporcional ao tamanho deste e daquele, de fato. Na segunda parte, discutimos o conceito de secularização, a partir dos dois cientistas sociais clássicos Durkheim e Weber, destacando-se o conceito modular de secularização, elaborado por Olivier Tschannen, que nos parece mais feliz e adequado que a interminável guerra entre defensores da secularização e da dessecularização que parece uma cama de Procristo na qual os dados atuais não cabem mais. Na última parte, analisamos tendências de secularização no pentecostalismo brasileiro clássico, partindo de afirmações de cientistas religiosos sobre "o pentecostalismo" – mas com validade, de fato, somente para o neopentecostalismo – a partir de sete itens: secularização como destradicionalização, secularização como mundanização; "dessecularização" como adaptação à visão do mundo tradicional e encantada; secularização como a promoção de uma religião do self; secularização como abandono da submissão à autoridade rumo à liberdade; secularização e as relações de gênero; secularização e a construção das relações de poder. Finalizamos com a conclusão.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v21n32p196-214
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Comentários sobre o artigo
por juliana kho (17-06-2019)
por Dedi lina loni (19-06-2019)
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