A construção do conhecimento legítimo: percursos e desafios para a teologia pública no Brasil
Resumo
O artigo analisa a situação dos cursos superiores de teologia no Brasil, do ponto de vista político e institucional. Constata a necessidade de se adotar como parâmetro de institucionalização o estatuto epistemológico próprio da teologia, de modo a superar o critério unicamente político que tem regido o processo, desde o reconhecimento de seus cursos superiores por parte do Ministério da Educação. Embora o critério epistemológico deva prevalecer como fundante, como para as demais áreas de conhecimento, é necessária a consciência do aspecto político nele inerente. A teologia pública encontra-se em construção e possui um arsenal histórico que poderá servir a sua institucionalização como conhecimento legítimo.
Palavras-chave
Teologia, Legitimidade, Conhecimento
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v25n41p57-76
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Comentários sobre o artigo
por Olivia Huon De Kermadec (11-07-2020)
por Dian Hoke (12-09-2020)