O Ensino Religioso em escolas públicas de dois estados brasileiros: desafios, convergências e divergências -
Resumo
Este artigo teve como objetivos realizar uma análise crítica das propostas de oferta do Ensino Religioso em escolas públicas, em dois estados brasileiros, Goiás e Paraná, comparando os pontos divergentes e convergentes das propostas nesses estados. Os resultados apresentaram uma pluralidade conceitual considerável, inserida numa rede de interesses e dominação ideológica. Evidenciaram, também, que, embora os programas de Ensino Religioso analisados busquem resguardar uma série de princípios constitucionais e governamentais, é preciso ter docentes bem preparados e que tenham domínio crítico da área. Constatou-se, ainda, que o Ensino Religioso, em alguns casos, é tido como passa tempo, serve para ocupar janela de professores, ou para atender a determinadas religiões ou crenças. Em relação aos professores da disciplina, verificou-se que precisam estar mais bem preparados para lidarem com a temática da diversidade religiosa, para legitimarem o fenômeno religioso como área de conhecimento e área de pesquisa, o que poderia ser feito por meio da formação inicial e continuada.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v28n1p50-65
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