Teoria Econômica da Religião: Aspectos Gerais

Lívio Luiz Soares Oliveira

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de ser uma apresentação, em linhas gerais, da Teoria Econômica da Religião. Utiliza-se como metodologia a revisão de literatura  relativa a essa disciplina. Apresenta a origem e o posterior desenvolvimento da Teoria Econômica da Religião. Mostra-se a importância da religião sob a ótica da Ciência Econômica. Discutem-se as diferenças entre a Teoria Econômica da Religião e a chamada Tese da Secularização, enfatizando, principalmente, a realidade empírica da persistência e da intensidade do fenômeno religioso.  Por fim, são abordadas as ligações entre Teoria Econômica da Religião e a Teoria da Escolha Racional. A conclusão principal é a de que, dada a especificidade da Teoria Econômica da Religião, as pesquisas relacionando religião e economia podem beneficiar ambas as disciplinas de diversas formas.


Palavras-chave


Religião, economia, mercado, racional

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v31n1p97-116

 

           

 

 

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