Criança, Terreiro e Aprendizagem: um olhar sobre a Infância no Candomblé

Amurabi Oliveira, Kleverton Arthur Almirante

Resumo


As pesquisas no campo da Antropologia da Criança ainda são incipientes quanto aos estudos envolvendo as crianças de Candomblé, especialmente no que diz respeito a seus processos de aprendizagem. O presente trabalho é elaborado na interface entre a Antropologia da Educação, da Criança e da Religião, visando investigar o que é ser criança no Candomblé e a forma como se constituem os processos de aprendizagem das crianças no terreiro, como na recorrência à brincadeira e à ludicidade nesses processos. Os dados apresentados são oriundos da pesquisa etnográfica que foi realizada entre os anos de 2013 e 2014, na cidade de Maceió – Alagoas. 


Palavras-chave


Antropologia da Criança; Criança de Candomblé; Aprendizagem nos Terreiros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v31n3p273-297

 

           

 

 

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