Ensino religioso e livro didático: interfaces históricas

Sergio Junqueira, Claudia Regina Kluck

Resumo


Este artigo é o resultado do projeto sobre a história do livro didático no ensino religioso realizado no Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) financiado pelo CNPQ no edital universal, sendo que a proposta a reflexão sobre o livro didático do Ensino Religioso, enquanto testemunho da história da disciplina. Um percurso efetivado por meio dos referenciais da História Cultural, em Burke (2005), Chervel (1990) e Chartier (1990, 2002), além da análise de conteúdo (Bardin, 2006), onde se buscou, apresentar um breve histórico sobre o livro didático a fim de identificar e localizar materiais que subsidiasse aprofundamentos posteriores, em especial quanto a indícios do atendimento à laicidade da disciplina (exigência legal), além de possibilitar a identificação de práticas, discursos (apropriações) e formas assumidas (Chartier, 1990).


Palavras-chave


Livro Didático; Conteúdo; Material didático

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v32n2p89-116


 

           

 

 

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