Religiosidades em trânsito: As motivações declaradas por mulheres e homens para a mobilidade religiosa na IEAD - MSBC
Resumo
O campo religioso brasileiro apresenta, em sua configuração atual, uma formatação identitária extremamente diversa daquela observada em décadas anteriores. A partir dessa consideração, emerge uma problemática significativa - como compreender essas mudanças? Por que um cenário, antes extremamente resistente a transformações, agora se abre aos ventos modernizantes permitindo a recomposição de suas formas religiosas?
Ora, a construção de novas identidades e a reordenação dos padrões religiosos podem ser compreendidas a partir do fenômeno do trânsito religioso considerando ser possível identificar na movimentação dos sujeitos uma dinâmica que estabelece alterações, tanto no caráter institucional e litúrgico dos grupos quanto na vivência prática dos fiéis, promovendo inéditos e provisórios sistemas simbólicos. Diante da multiplicidade de oferta, os sujeitos apresentam uma mobilidade incessante em um processo de ressignificação permanente formando efêmeros mosaicos nos quais se distinguem múltiplas cores, formas, espaços, demandas, motivações, comportamentos, interesses,
A partir dos postulados das Ciências da Religião, este artigo propõe-se a analisar esse evento tendo como universo de observação a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD, Ministério São Bernardo do Campo (MSBC). Objetiva demonstrar, mediante a interpretação do conjunto de dados obtidos em pesquisa de campo correlacionado com os fundamentos teóricos, quais são as motivações de gênero, classe, geracional e de etnia para o trânsito de homens e mulheres que circulam das mais diversas alternativas para esse grupo religioso.
habitus, tradições, símbolos, disposições, estratégias, gostos e combinações.Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0985/mandragora.v19n19p17-44
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