Mandrágora

A Revista Mandrágora é uma publicação do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL - do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, que desenvolve pesquisas interdisciplinares na área de Gênero e Religião, abordando temas como: Religião, Direitos Reprodutivos e Aborto; Estudos Feministas e Cristianismo; Gênero, Cultura e Religião; Direitos Reprodutivos; Religião e Ética; Religião e Homossexualidade; Ecofeminismo: Tendência e Debates; Gênero, Violência e Religião; História, Gênero e Religião; Gênero e Religião: um caleidoscópio de Reflexões; Gênero, Religião e Modernidade; O Imaginário Feminino da Divindade e Gênero, Religião e Masculinidades; Gênero, Religião e Políticas Públicas; Gênero, Fundamentalismo e Religião.

 BLOG MANDRÁGORA-NETMAL

 


Imagem para capa da revista

A partir de 2015 a revista Mandrágora passou a ter publicação semestral e convida pesquisadoras e pesquisadores em estudos feministas e religião a colaborarem com artigos e resenhas, recebidos em fluxo contínuo

Se ainda não possui cadastro, cadastre-se com o nome sob o qual deseja ver publicado o seu artigo ou resenha. Com o cadastro efetuado, clique em "iniciar nova submissão" e siga as instruções para submeter o seu artigo ou resenha. Lembre-se de verificar as normas em "diretrizes para autores/as".


MANDRÁGORA V. 26, N. 2

 

DOSSIÊ COMEMORATIVO – MARIA JOSÉ FONTELAS ROSADO NUNES E MANDRÁGORA: TRAJETÓRIAS DE GÊNERO E RELIGIÃO

 

Coordenação:

Letícia Aparecida Ferreira Lopes

(Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil)

 

Ementa: Este dossiê propõe-se a homenagear a vida, a obra e a história da Profa. Dra. Maria José Fontelas Rosado Nunes, pelos seus 75 anos, bem como celebrar os 25 anos de existência da revista Mandrágora. Narrar a história de uma mulher à frente de seu tempo, ousada, provocadora, visionária, sábia, coerente e justa supõe organizá-la em seu tempo e espaço para encontrarmos as palavras para expressar o significado de uma vida e obra dedicada aos direitos das mulheres decidirem sobre suas vidas e seus corpos. A profa. Maria José Rosado Nunes foi também uma entusiasta da Mandrágora, e participou da sua criação juntamente com mestrandas e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista. A Mandrágora é a primeira revista acadêmica brasileira que tem a relação entre gênero e religião como eixo de toda a sua produção. Assim, os artigos apresentados neste dossiê, tratam de catolicismo, feminismo, gênero, política, fundamentalismos religiosos, mulheres e religião. Esses são alguns dos temas sobre os quais Maria José Fontelas Rosado Nunes e a própria Mandrágora, debruçam sua atenção, fornecendo importantes aportes aos estudos da religião, em diálogo com teorias feministas.

 Além deste dossiê, o próximo número da Mandrágora receberá artigos de tema livre que contemplem o escopo da revista.

 Para mais informações sobre nosso escopo e normas para publicação, acesse o item “Sobre”.

 

O prazo para submissões dos artigos é 30/09/2020


ISSN Impresso: 1517-0241

ISSN Eletrônico: 2176-0985

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 26, n. 1 (2020): Mandrágora

Sumário

Tainah Biela Dias
PDF
1-6

Artigos

José Ademar Kaefer, Patrícia Guernelli Palazzo Tsai
PDF
7-28
Carlos Eduardo de Araújo de Mattos, Paulo Augusto de Souza Nogueira
PDF
29-47
Flávia Abud Luz
PDF
49-81
Geise Campelo Ferreira
PDF
83-106
Alana Carla Lucena Farias
PDF
107-121

Dossiê - Educação, Culltura e Religião

Naira Pinheiro dos Santos, Fernanda Marina Feitosa Coelho
PDF
123-128
Júlia Garraio, Teresa Toldy
PDF
129-155
Fernanda Marina Feitosa Coelho, Tainah Biela Dias
PDF
157-178
Claudete Beise Ulrich, Taiane Martins Oliveira
PDF
179-201
Clarissa De Franco, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho
PDF
203-224

Entrevistas

Joice Berth entrevista por Naira P. dos Santos, Nilza Menezes, Priscila K. Campanaro
PDF
225-232

Resenhas

Priscila Neves Moreira
PDF
233-237