Experiências de um serviço de psicologia hospitalar no cenário da Pandemia de COVID 19

Maria Suely Alves Costa, Rodrigo da Silva Maia, Ana Beatriz Albuquerque Almeida Martins, Raiza Ribeiro Sousa e Vasconcelos, Ana Dalila Brandão de Vasconcelos, Alana Rocha Gomes

Resumo


O contexto de pandemia desencadeia reações emocionais intensas, principalmente para profissionais de saúde que estão na linha de frente e para as famílias que lidam com a hospitalização do familiar em função da Covid19. Este artigo descreve a experiência de trabalho do serviço de psicologia de um hospital público de Sobral- CE, referência para o enfrentamento ao Covid19 na região Norte do Estado. As modalidades de intervenções descritas tiveram início em março de 2020 e até o momento estão em andamento. O atendimento psicológico passou a ser ofertado na modalidade online para as famílias e todos os profissionais de saúde da instituição, com intuito de ofertar acolhimento psicológico aos grupos mais vulneráveis às mudanças impostas. Na instituição também foram implantadas Unidades específicas para os pacientes com suspeita e diagnóstico confirmado para Covid19. Ressalta-se que as propostas de intervenção citadas têm possibilitado o apoio emocional aos indivíduos, proporcionando acolhimento e desenvolvimento de estratégias de enfrentamento adaptativas ao contexto vivido.

 


Palavras-chave


Psicologia Hospitalar, Covid19, saúde mental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v30n1p79-86

Indexadores

         

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional