Avaliação da resiliência em escolares do ensino médio

Kleber Aparecido Brigido Godoy, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Nayane Martoni Piovezan, Anelise Silva Dias, Diego Vinícius da Silva

Resumo


Resiliência se refere à habilidade humana para superar acontecimentos estressantes da vida de forma positiva, englobando fatores de risco e de proteção, em um processo dinâmico que contempla aspectos emocionais, socioculturais, ambientais e cognitivos. Assim, objetivou-se verificar a tendência à resiliência em adolescentes, analisando diferenças significativas entre escola frequentada, faixa etária, série, gênero, renda familiar e área de trabalho. Participaram 91 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, do primeiro e do segundo ano do ensino médio, de duas escolas, uma pública e uma particular, do interior de São Paulo. Foram utilizados, a Escala de Resiliência e um Questionário Sócio-Demográfico. Constatou-se que a maioria dos participantes (64,8%) apresentou uma tendência média à adaptação psicossocial, sendo que 17,6% se mostraram com escores acima da média na avaliação feita sobre adaptação psicossocial, indicando maior fortalecimento pessoal frente às adversidades. Os resultados por fator revelaram que o Fator I “Resoluções de Ações e Valores” concentra a maior parte dos participantes (78,12%). Constatou-se, também, diferença estatisticamente significativa em relação à escolaridade, sendo que a primeira série se utiliza mais de comportamentos referentes ao Fator I para se adaptar psicossocialmente. Quanto ao tipo de escola que frequentam, os participantes da escola pública obtiveram as maiores médias nos fatores e no escore geral, destacando-se a utilização das estratégias referentes ao Fator I.


Palavras-chave


Resiliência; Adaptação psicossocial; Adolescência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v18n1-2p79-90

Indexadores

         

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional