Motivos para beber e situações de consumo de bebidas alcoólicas: um estudo exploratório
Resumo
O principal modelo teórico da motivação para o uso de bebidas alcoólicas propõe a existência de quatro motivos distintos para beber, que possuem correlatos externos diferenciados: motivos sociais, motivos de realce, motivos de coping e motivos de conformidade. O objetivo do presente estudo foi explorar relações lineares entre esses quatro motivos e a frequência de consumo de álcool em alguns contextos recorrentes entre estudantes universitários. Os participantes foram 401 estudantes universitários, com idades entre 18 e 35 anos (M = 22,51; DP = 3,56), sendo 54,8% dos indivíduos do sexo feminino. Análises de regressão mostraram diferentes motivos explicando a frequência de uso em cada um dos cinco contextos avaliados. Houve correlações significativas entre a frequência de consumo em alguns dos contextos e a quantidade de problemas experienciados decorrentes do beber. O significado teórico do papel diferencial da motivação em cada contexto, implicações práticas e limitações do estudo são discutidos ao final.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v20n1-2p1-6
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