Validação da Escala de Retração Prolongada para Crianças com Síndrome de Down
Resumo
A avaliação da reação de retração prolongada em crianças pequenas usando um instrumento padronizado deveria levar em conta o contexto da psicopatologia da criança bem como a fase de seu desenvolvimento. Os autores apresentam o questionário BADS em sua terceira fase de validação aplicado em 30 crianças de 0 a 2 anos com síndrome de Down, recrutadas de ambulatórios localizados na região central da cidade de São Paulo. Os resultados foram comparados com 90 crianças sadias, avaliadas em estudo prévio dos mesmos autores. O teste t de Student para amostras independentes foi usado, com escores médios e desvios-padrão de 5,90 + 2,57 para crianças sadias e 11,13 + 4,58 para crianças com síndrome de Down, com p 0.0466 e nível de significância de 5%. Assim, concluiu-se que as crianças com síndrome de Down apresentaram reação de retração significativamente diferente das crianças sadias. Com estes resultados, mostrou-se a importância da escala como instrumento de diagnóstico, entretanto parece recomendável que seja estudada em outras populações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v14n2p215-220
Indexadores
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.