Integralidade em Projetos Político Pedagógicos para a Formação de Psicólogos

Raphael Klein de Souza, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno

Resumo


Objetivou-se reconhecer em Projetos Político Pedagógicos, a relação estabelecida entre a formação do psicólogo e o Sistema Único de Saúde, no que se refere ao princípio da integralidade. Estudo exploratório com dados primários levantados em pesquisa documental tendo como fontes PPP de cursos de Psicologia do Estado do Paraná sistematizados considerando-se os elementos inerentes aos processos de formação: número de alunos, professores, turmas, carga horária, perfil do egresso, ênfases curriculares, disciplinas voltadas a saúde coletiva e à clínica. Os dados foram analisados tendo como referência o princípio da integralidade. Identificou-se que existe a indicação de oferta de disciplinas isoladas, voltadas à saúde coletiva e SUS, especialmente nas ênfases específicas, não refletindo, de forma consistente, o princípio da integralidade e uma formação voltada para o SUS, pois não contemplam atividades de formação em campos de promoção, prevenção e recuperação da saúde de forma articulada e tempos equivalentes.


Palavras-chave


psicologia; formação profissional; projeto político pedagógico; integralidade

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v26n1p65-74

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