Profissionais do acolhimento institucional: a atuação perante a chegada de uma criança

Monalisa Pereira Furtado, Celina Maria Colino Magalhães, Agnes de Maria Júnior da Silva, Juliana Oliveira dos Santos

Resumo


O presente trabalho foi realizado no contexto do acolhimento institucional. Teve por objetivo examinar de que forma os profissionais atuam na chegada de uma criança. Para isso tomou-se os relatos de 16 educadores e sete membros da equipe técnica, através de questionários para a caracterização sociodemográfica e entrevista semiestruturada. O resultado das entrevistas foi analisado pelo software IRaMuTeQ®. Os principais resultados foram: 1) Maioria dos profissionais eram do sexo feminino, concursados, com ensino superior e capacitação recente; 2) No momento da chegada das crianças à instituição os profissionais agem de forma a explicar os motivos do acolhimento; 3) É comum a emissão de comportamentos de rotina; 4) Existe pouco contato dos educadores com as famílias; 5) As crianças possuem dificuldade para se adaptar à rotina da instituição. Conclui-se que a equipe atua tentando suprir as necessidades físicas e emocionais das crianças, mas estas continuam manifestando dificuldades em se adaptar


Palavras-chave


Acolhimento institucional; Educador social; Equipe multiprofissional

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v27n1p11-20

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