Análise dos Fatores Influentes nos Desempenhos Financeiros de Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública de uma Instituição de Ensino Superior Estadual
Resumo
Considerando o contexto econômico vigente, é essencial que as pessoas adotem práticas eficazes de gestão. No entanto, existem alguns fatores limitantes, aspecto investigado nesta pesquisa. Para isso, promoveu-se um levantamento quantitativo, hipotético-dedutivo e descritivo-explicativo, analisando estatisticamente os desempenhos financeiros apresentados por graduandos do curso de Tecnologia em Gestão Pública de uma Instituição de Ensino Superior Estadual. Quanto aos resultados, foi reconhecido inicialmente que a amostra era formada por mulheres adultas, casadas, com filhos, emprego e formação superior aos pais. Estas características, de ordem demográfica e socioeconômica, influenciaram no alcance de níveis intermediários, assim como o contato existente com finanças. Contudo, ressalta-se que algumas constatações foram distintas das evidências comumente encontradas, tornando necessário ampliar o debate, tendo em vista que a realidade tem se alterado e é distinta entre grupos.
Palavras-chave
Alfabetização Financeira; Gestão Pessoal; Níveis; Determinantes
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v18n35p225-244
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
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