O desempenho da Tecnologia da Informação (TI) e as mudanças organizacionais e interorganizacionais
Resumo
Este artigo pretende contribuir para a identificação do papel exercido pela Tecnologia da Informação (TI) nas mudanças organizacionais e nas relações interorganizacionais, notadamente no processo de constituição de redes de empresas. Adotou-se como estratégia a pesquisa exploratória, realizada com as empresas que compõem o pólo de cosméticos de Diadema, na região do Grande ABC Paulista. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que a TI está disseminada na maioria das empresas que compõem o pólo de cosméticos, contudo ainda não é empregada em toda sua potencialidade. A pesquisa mostrou que as empresas do pólo de cosméticos nutrem um relacionamento colaborativo intenso entre si, e a TI é considerada como um dos principais mecanismos para promover a aproximação entre as empresas desse perímetro. A TI provoca a emergência de modelos organizacionais baseados na cooperação interempresarial, contribuindo para o processo de constituição de redes de empresas e para a melhoria da competitividade das organizações.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v2n4p%2050%20-%2072
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por herbal obat epilepsi terlaris (22-05-2018)