O setor editorial: uma análise da produção especializada e as transformações impostas por adquirentes internacionais de organizações brasileiras nos anos recentes
Resumo
Um país com quase 200 milhões de habitantes - a maior população entre os países centro e sul americanos -, certamente, pode representar um mercado potencial para muitos produtos. Assim tem acontecido com o Brasil. Alguns produtos requerem condições específicas mais favorecidas para seu consumo. Já, investir para desenvolver mercado é uma decisão para retorno de longo prazo. Quando falamos de literatura especializada voltada para o ensino superior, o problema agrava-se com relação ao consumo. Nem por isso, esse subsetor deixou de receber a atenção de editoras internacionais. Possivelmente, foram atraídas pelo crescimento do mercado, demonstrado pelo aumento de matrículas, segundo dados da Sinopse Estatística do MEC/Inep. No presente artigo, dentro das ciências sociais aplicadas com 4.016 cursos no país, focalizaremos a subárea de administração, e, somente nesse particular, em 2003, os dados apresentaram um total de 1.710 cursos, com 1.113.453 matrículas. Partindo-se desse quadro, demonstrase a produção científica brasileira e a produção comercializada pelas principais editoras do país, dentro da subárea de administração. O objetivo será relacionar a produção editorial dos autores nacionais com a produção de obras traduzidas, originadas, muitas vezes, dos países-sede das editoras internacionalizadas, no período de 2000 a 2005.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v2n4p%20119%20-%20142
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
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Comentários sobre o artigo
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