Análise da existência de subculturas em uma multinacional européia sediada no Brasil
Resumo
A cultura é uma das principais fontes da identidade organizacional. Em grandes corporações, a existência de uma "espinha dorsal" parece ser evidente, entretanto, a manifestação de subculturas é um fenômeno natural devido à complexidade das operações e diversidade de sujeitos que fazem parte do sistema organizacional. Este artigo procura identificar a existência de subculturas em uma organização multinacional de origem européia sediada no Brasil. O método escolhido, estudo de caso qualitativo, foi amparado na problemática de identificar e comparar os principais elementos culturais dos departamentos de vendas e serviços desta organização. Este trabalho se propôs comparar os principais valores, artefatos, liderança, processo de tomada de decisão e comunicação destes dois departamentos, a partir da investigação empírica utilizando entrevistas em profundidade e observação não participante. As contribuições resgatam que cada departamento demonstra uma maneira de agir, baseado em seus significados e senso de urgência próprios. A base teórica para fundamentação e análise dos resultados foram os conceitos de cultura organizacional de Schein (1992; 2007), assim como as três perspectivas culturais de Martin (1999).
Palavras-chave
Cultura organizacional; sub-culturas; identidade organizacional
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v5n9p69-91
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
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