Barreiras Inerentes a Transferência de Conhecimento: Um Estudo sob a Perspectiva de Franqueados do Segmento de Escolas de Idiomas -
Resumo
Com este estudo teve-se o objetivo de mensurar a intensidade das barreiras relativas à transferência do conhecimento envolvendo o franqueador e o franqueado, focando-se no processo de vendas, sob a perspectiva do franqueado. Os aspectos teóricos englobam o processo, os tipos e as etapas da transferência de conhecimento, o modelo de comunicação e as barreiras inerentes a esse processo. A metodologia é quantitativa e o tipo de pesquisa é exploratório e descritivo. Para essa investigação foi utilizada uma versão adaptada do questionário desenvolvido por Szulanski (1996), aplicado para uma amostra de 79 escolas franqueadas de idiomas. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de analise fatorial com o objetivo de identificar os fatores para cada dimensão e o teste de Wilcoxon para comparar amostras relacionadas oriundas do mesmo informante. Os resultados indicaram que ao comparar as médias entre as quatro dimensões identificaram-se várias diferenças entre elas principalmente nos fatores e indicadores das dimensões da fonte emissora e do contexto do conhecimento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p241-278
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
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por herbal obat epilepsi terlaris (18-05-2018)