Cinema: indústria do entretenimento ou um Avatar do consumismo? – Cinema de entretenimento e sociedade de consumidores
Resumo
Esse artigo é o resumo de uma dissertação que teve como objetivo analisar as dez maiores bilheterias do cinema de entretenimento, com o intuito de identificar nesses filmes a existência ou não de uma ideologia consumista. Para isso, buscou se estabelecer relação entre Indústria cultural, ideologia e cultura, entendendo, a seguir, o que é a Pós-Modernidade e a Sociedade de Consumidores. A próxima etapa foi analisar os dez filmes selecionados de acordo com o critério de maior bilheteria, usando como base dois métodos: a “Hermenêutica de Profundidade”, presente na pesquisa de Thompson (2002) e o método de “Análise Fílmica”, proposto por Penafria (2009). Por fim, constatou-se que o cinema de entretenimento colabora para a construção de discursos hegemônicos favoráveis a práticas consumistas.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v9n2p93-115
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