DECISÃO DE COMPRA E COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE SERVIÇOS DE REPAROS AUTOMOTIVOS

Daniel Barbosa Cabral, Carlos André Corrêa Mattos, Mayara Pereira Monteiro, Renê Alves Silva

Resumo


Este artigo tem o objetivo de identificar os fatores que influenciam a decisão de compra e o comportamento do consumidor de serviços de reparos automotivos. A pesquisa quantitativa é classificada como exploratória e descritiva. Os resultados foram alcançados por meio de uma investigação em fontes bibliográficas e pesquisa de campo. Utilizou-se um questionário estruturado para coletar dados, com perguntas afirmativas e de múltiplas escolhas para a identificação do perfil dos entrevistados e variáveis relacionadas ao comportamento do consumidor e decisão de compra. O público alvo desta investigação foram proprietários de automóveis que residem na cidade de Parauapebas-PA. Foram convidados 205 proprietários de veículos e 178 responderam ao questionário, tendo uma aderência de 86,8%. Os dados foram analisados com técnicas de estatística descritiva e análise multivariada. Os resultados demonstraram que os consumidores de serviços de reparos automotivos são influenciados por três fatores: (1) imagem da oficina; (2) confiança na oficina; e (3) serviços e peças com garantia. Por fim, conclui-se que as oficinas devem implementar ações para atender as necessidades e expectativas dos consumidores, visando obter a escolha na decisão de compra.


Palavras-chave


Decisão de compra; comportamento do consumidor; oficinas mecânicas; setor automotivo

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DOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n2p3240-3260

Revista Eletrônica Gestão e Serviços

(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

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