A ESTRATÉGIA DE SERVITIZAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA O COMÉRCIO DE VESTUÁRIO

Fernanda Lindemann, Eliana Cunico, Silvana Anita Walter

Resumo


A Resource-Based View (RBV) ou Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma das teorias mais utilizadas para a explicação de diferenças entre o desempenho e a capacidade das firmas em criar e sustentar vantagens competitivas. O objetivo deste artigo é analisar estratégias de servitização adotadas e verificar se elas se configuram como vantagens competitivas e sustentáveis ao segmento de comércio varejista de vestuário do município de Marechal Cândido Rondon - PR. Utiliza-se para isto, a metodologia de pesquisa aplicada, de natureza quantitativa, e descritiva quanto aos resultados, tendo como objeto empírico os comércios do segmento de vestuário desta cidade. Os principais resultados demonstram que as empresas acreditam que a servitização pode proporcionar vantagem competitiva e trazer benefícios para a organização que colocar tais estratégias em prática.

Palavras-chave


RBV; serviços; correlação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v12n2p3591-3613

Revista Eletrônica Gestão e Serviços

(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.