Espiritualidade na perspectiva de trabalhadores e futuros trabalhadores: análise dos níveis de domínio por parte de estudantes amazonenses

Wanderson da Silva Damião, Yeda Cicera Oswaldo, Almir Martins Vieira

Resumo


O presente estudo teve como objetivo identificar os níveis de domínio da inteligência espiritual (QS) por parte de estudantes que participaram de evento acadêmico na Universidade Federal do Amazonas, envolvendo matriculados no ensino médio e no ensino superior, por meio da utilização da Escala de Inteligência Espiritual Integrada (ISIS), desenvolvida por Amram e Dryer (2008). Por meio de abordagem quantitativa, obteve-se participação de 197 respondentes durante o mencionado evento, que responderam questionário elaborado com base na ISIS. Os resultados apontaram predomínio de QS na perspectiva intrínseca, com média classificada como razoável. Houve destaque para três variáveis sociodemográficas no tocante à elevação dos níveis dos domínios da QS entre os respondentes, sendo a idade, a religiosidade e a escolaridade. Concluiu-se que o fator escolaridade proporciona elevação do QS, pois, nos domínios com médias menores (Significado e Graça), os indivíduos com maior escolaridade apresentaram altos níveis nesses domínios.

Palavras-chave


Espiritualidade; Inteligência Espiritual; Escala de Inteligência Espiritual Integrada.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n2p3030-3149

Revista Eletrônica Gestão e Serviços

(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

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