Percepções dos gestores varejistas sobre suas competências de marketing
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal identificar os fatores que compõem as competências de marketing no varejo. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário estruturado, que foi aplicado junto a 199 gestores varejistas pertencentes ao mercado varejista de produtos e serviços. De maneira geral, infere-se que os gestores varejistas consideram a imagem da loja e a qualidade do produto/serviço como sendo as principais competências de marketing de suas empresas, o que resulta em uma atenção efetiva com a imagem da empresa. Por fim, identificou-se quatro fatores que sistematizaram as competências de marketing no varejo: orientação para o mercado, capacidades internas, ambiente de negócios e estrutura/processos. Como contribuições teóricas, destacam-se o agrupamento dos vinte atributos das competências de marketing em quatro fatores e o não analisar especificamente o setor supermercadista. Na prática, estes quatro fatores podem ser utilizados pelos gestores varejistas para definir seus novos planos de marketing e novos investimentos em treinamento e desenvolvimento.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v8n2p2080-2104
Revista Eletrônica Gestão e Serviços
(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.
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