Orientação empreendedora: conceitos e dimensões
Resumo
No campo de estudo do empreendedorismo diferentes linhas temáticas têm dividido pesquisadores e contribuído para o desenvolvimento da área. Uma dessas linhas é a orientação empreendedora que trata do empreendedorismo no nível da organização. O artigo é uma revisão da literatura na qual se discorre a respeito da evolução do conceito da orientação empreendedora e suas dimensões, a saber: inovatividade, assumir riscos, agressividade competitiva, autonomia e proatividade. O procedimento metodológico tem por base a hermenêutica e busca identificar aspectos que vinculam a influência destas dimensões no desempenho organizacional. A contribuição da pesquisa está sobre a forma de estruturar e organizar o conhecimento a respeito das dimensões da orientação empreendedora. A sugestão de pesquisa futura é avaliar um modelo conceitual que analise o efeito das dimensões na orientação empreendedora e no desempenho organizacional.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v9n2p2533-2555
Revista Eletrônica Gestão e Serviços
(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.
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