ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM BRANDING NO CAMPO DO TURISMO: análise das produções científicas (teses e dissertações) no Brasil
Resumo
Este estudo analisa a produção científica das pesquisas em Branding no campo do turismo, a partir de teses e dissertações publicadas no Brasil, para identificar as suas principais características quanto a metodologia. Do exame de 39 trabalhos no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foi possível conhecer e enquadrar as abordagens metodológicas adotadas pelos pesquisadores nesse específico campo. Entre os principais resultados: foi identificado a hegemonia da postura epistêmica empírico-analítica na fundamentação dos estudos; o uso de métodos essencialmente positivistas; a primazia de abordagens qualitativas, e, de caráter exploratório; e a adoção indiscriminada da estratégia do estudo de caso (único) combinado a outros delineamentos. Conclui-se que as pesquisas em Branding no turismo têm seguido uma agenda de pesquisa positivista, essencialmente empírica, e, pouco reflexiva. Espera-se que estimule a discussão sobre novas e distintas possibilidades metodológicas para esse campo específico de pesquisa, bem como a extensão para outros estudos que ampliem a compreensão sobre seus modos de investigação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n2p3214-3239
Revista Eletrônica Gestão e Serviços
(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.
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