Educação financeira e decisões financeiras e de consumo dos acadêmicos de um curso de administração

Slaira Dienifer Santos, Wanderson Dutra Gresele, Silvana Anita Walter

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar se existe diferença entre os acadêmicos do curso de Administração da UNIOESTE, Campus Marechal Cândido Rondon – PR, quanto à educação financeira e as decisões financeiras e de consumo. A fundamentação teórica deste estudo foi elaborada descrevendo os conceitos de Educação e Decisão financeira e ainda, uma seção sobre pesquisas já realizadas em relação a este mesmo tema. O método utilizado na pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, com coleta de dados através de questionários, caracterizando-a como de levantamento. Referente à classificação, é uma pesquisa descritiva, por relatar, descrever, e comparar dados de uma população específica. Quantos aos resultados, foi possível identificar que, embora vários fatores possam influenciar as decisões financeiras, a presente pesquisa apreende que a família possui um relacionamento positivo fraco com o conhecimento financeiro e que quanto mais conhecimento aprendido na faculdade o indivíduo possui a respeito de finanças, menos propenso ao risco ele está.

 


Palavras-chave


Educação financeira; decisões financeiras; decisões de consumo

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v10n1p203-221

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
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