Análise mercadológica do ramo da aviação civil brasileira

Pedro Henrique Trancho, Raphaela Martins Mendonça, Giovanna Gilioti Temporin D’Alessandro, Andrigo Guedes Marcondes Junior, Tamy Fernandes Pereira, Maximilian Espuny

Resumo


A aviação é a atividade científico-tecnológica, e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração dos aeródinos. Dentro deste cenário do transporte aéreo, subdivide-se a aviação civil, que é qualquer utilização não militar, seja ela comercial ou privada. A partir desse contexto, torna-se viável a análise mercadológica do ramo, assim visando levantar valores das seguintes rotas aéreas São Paulo/SP -Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF -São Paulo/SP, São Paulo/SP- Salvador/BA, Brasília/DF -Rio de Janeiro/RJ, sendo as rotas de empresas distintas. Logo, serão realizados estudos com base em referencial teórico com enfoque em mercado global e economia. Além disso, será realizada uma pesquisa de campo baseada em um estudo acerca do preço de quatro rotas aéreas, as quais são as mais utilizadas em voos domésticos no Brasil, identificando a atual situação do mercado, e compreendendo a participação das empresas aéreas no mercado nacional. Desta forma, a pesquisa apresenta como resultado a não comprovação por meio dos dados a presença do oligopólio no setor de aviação civil brasileiro. Conclui-se que há a falta de indicadores mercadológicos para se constatar um oligopólio no setor, se contrapondo a visão midiática e geral acerca ramo.

Palavras-chave


Economia, Aviação Civil, Mercado de Aviação

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v10n2p79-92

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
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