Por que as pessoas assistem aos esportes? Análise de escalas de motivação para o consumo de esportes
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e discutir a partir de pesquisa bibliográfica as principais escalas que buscam mensurar as motivações que levam aos espectadores a consumirem esportes. Escalas são ferramentas a disposição do pesquisador social que buscam mensurar determinado fenômeno com o objetivo de verificar de que forma diferentes construtos teóricos podem ser observados na prática social. A partir de pesquisa feita em base de dados identificou-se três escalas principais que mensuram com o construto consumo de esportes: Sport Fan Motivation Scale (SFMS), Fan Attendance Motivation (FAM), Motivation Scale for Sport Consumption (MSSC). A análise destas escalas foi realizada a partir de sete critérios estabelecidos por DeVellis (2012).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v10n2p151-165
Revista da Faculdade de Administração e Economia

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.