Por que as pessoas assistem aos esportes? Análise de escalas de motivação para o consumo de esportes

Jorge Braun-Neto, Simone Ghisi Feuerschütte, Rafael Tezza, Éverton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar e discutir a partir de pesquisa bibliográfica as principais escalas que buscam mensurar as motivações que levam aos espectadores a consumirem esportes. Escalas são ferramentas a disposição do pesquisador social que buscam mensurar determinado fenômeno com o objetivo de verificar de que forma diferentes construtos teóricos podem ser observados na prática social. A partir de pesquisa feita em base de dados identificou-se três escalas principais que mensuram com o construto consumo de esportes: Sport Fan Motivation Scale (SFMS), Fan Attendance Motivation (FAM), Motivation Scale for Sport Consumption (MSSC). A análise destas escalas foi realizada a partir de sete critérios estabelecidos por DeVellis (2012).


Palavras-chave


Escala, Consumo de Esportes, Esportes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v10n2p151-165

 

Revista da Faculdade de Administração e Economia

ISSN: 2176-9583
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.