Perfil de Agenciamento dos Chief Executive Officers de maior sucesso no Brasil: O caso Forbes e a relação com remuneração executiva.
Resumo
Este trabalho objetiva analisar o perfil de agenciamento dos Chief Executive Officers (CEOs) de maior sucesso no mercado Brasileiro segundo a classificação FORBES. A base teórica que fundamenta o trabalho é a teoria do Valor Econômico Criado (VEC) de Malvessi (2001). Como metodologia busca-se replicar o procedimento descrito pela revista para premiar os agraciados no ano de 2019, com a utilização do Valor Econômico Criado (VEC), do ano de 2018 e do valor médio do VEC entre 2010 e 2018. Também trata os dados em painel para análise da relação entre a remuneração dos executivos e o VEC. Na validação os resultados das empresas ativas na Bovespa, totalizando 417 empresas, são analisados durante o mesmo período. Apesar dos premiados serem profissionais experientes e qualificados, os resultados não confirmaram o ranqueamento estabelecido pela Forbes e apontam que a remuneração dos executivos não é uma boa variável para explicar o desempenho das empresas no VEC. Este trabalho contribui para a literatura e para a prática, uma vez que não se encontram trabalhos publicados, avaliando a transparência e confiabilidade das premiações e ranqueamento do desempenho dos profissionais do mercado.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v11n1p145-165
Revista da Faculdade de Administração e Economia

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